BIG MAGIC: Como viver uma vida criativa e vencer a procrastinação
22 de janeiro de 2016
0

A criatividade é um ponto muito importante da minha vida, senão a base, como muitos sabem.

Eu sou designer, já participei da Cow Parade, lancei um livro, tenho um blog e desde pequena me interessava por atividades em que pudesse exercitar esse lado, como desenhar, fazer esculturas de massinha e escrever meus próprios livros.

Livrinho por Thaís Aragão
Um dos meus primeiros livros lançados na FLIP. De onde? Do meu quintal mesmo! Haha

Acontece que com a vida adulta e as inúmeras obrigações que temos, deixamos nos abater pela inimiga número 1 dos criativos que querem viver disso: a procrastinação.

 

VOCÊ RECONHECE ESSE CENÁRIO?

Uma ideia brilhante de um novo negócio, uma cena no metrô que rendeu uma crônica, aquele desenho lindo que você fez e daria um quadro em muitas casas do Brasil.
Você se empolga, corre para colocar tudo no papel e não esquecer, mas…acaba esquecido. Quantos papéis perdidos, rabiscos em cadernos, pastas no computador, boards no Pinterest cheios de inspiração, mas nada concretizado. Em vez disso, preguiça e medo (de ninguém gostar, de ninguém achar graça e ter trabalhado à toa). Triste, né?

(Cara, eu tenho uma coleção e posso fazer uma exposição de projetos inacabados. Aí, mais uma ideia de negócio! kkkk)

 

Portanto, assim que soube que a Liz Gilbert lançaria um livro com lições de como viver uma vida criativa (além do medo), corri para encomendar o meu.

Para quem não sabe, Elizabeth Gilbert é a autora do bestseller Comer Rezar Amar, onde ela conta sua jornada após terminar seu casamento e viajar por quase um ano em busca dela mesma, organizando seus pensamentos, aprendendo uma nova língua e conhecendo outras culturas. Esse livro é como uma bíblia para mim porque comecei a ler após o término traumático de um relacionamento e foi uma inspiração para eu sair do buraco, deixar meu emprego no Brasil, mudar de país e fazer de 2015 um ano sabático.
Para saber mais sobre o livro, clique aqui ou veja o trailer do filme. 🙂

Eat Pray Love
Meu livro velhinho e muito amado! <3

A autora, que já lançou outros muitos livros, trabalha com criatividade, tem muita experiência sobre o assunto e a sua narrativa é encantadora. Em “Big Magic – Creative Living Beyond Fear” ou “Grande Magia – Vida Criativa Sem Medo” no Brasil, ela conta suas próprias histórias, tentativas e tropeços e vai nos ensinando, capítulo a capítulo, todos os passos para deixarmos nossos medos e enfim, nos entregarmos à vida criativa, de fato.

Depois do meu ano sabático, eu me encontro aqui meio perdida, de volta à vida real, sem saber para que lado vou. Uma das poucas coisas que eu sei é que um desses lados é abrir o meu próprio negócio. A ideia eu já tenho, a inspiração e os conselhos de uma grande amiga empreendedora também, mas falta aquele tapa na bunda, aquela voz “Vambora, vamos levantar daí e agir!”.

Estou muito esperançosa que vou conseguir mudar alguns hábitos em mim para atingir meus objetivos.
E para tentar me manter no foco e quem sabe, inspirar vocês que também querem vencer a procrastinação (aquela velha história que sempre falo aqui de dar as mãos e se tiverem dicas, podem me mandar, por favor!), eu vou iniciar uma série de posts chamada “Lições Mágicas” que nada mais é do que um resumo dos podcasts que a Liz lançou há alguns meses atrás.

Nesses podcasts, ela bate um papo com outros profissionais da área criativa sobre como conseguem ser ativos e como colocam suas ideias em prática. Eu comecei a escutar os áudios há algum tempo e como escrevia muita informação e dicas preciosas no meu caderno, pensei que poderia postar aqui. Portanto, a partir de agora, esse é um dos meus compromissos com a procrastinação e comigo mesma. 😀

IMPORTANTE: Quero deixar claro que o livro e a série de posts não são só para os que trabalham na “área criativa” como designers, publicitários, escritores, blogueiros, artistas e etc ou os que pretendem abrir um negócio. A intenção disso tudo é parar de procrastinar e ser mais ativo em todos os campos das nossas vidas. E, no final das contas, todos precisamos da criatividade (e curiosidade) como seres humanos antes mesmo da profissão, então fiquem tranquilos e cheguem mais. Psicólogos, enfermeiros, professores, advogados e etc. são todos muito bem-vindos! <3

IMPORTANTE²: Esse não é um publi-post (quem dera se fosse!) e eu recomendo de verdade os livros da Elizabeth Gilbert porque ela é mesmo muito sábia, além de ser um amor.

 

Leia os outros posts da série:
INTRODUÇÃO – Como viver uma vida criativa e vencer a procrastinação
LIÇÃO 1 – Faça o que acende a sua alma
LIÇÃO 2 – Siga sua paixão com garra (especial para mães)

Para ouvir mais sobre o assunto, baixe os podcasts AQUI. (em inglês)

Então? Animados para começar essa troca de energia de motivação? 🙂

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.