HAUS SCHWARZENBERG: O lugar MAIS LEGAL de Berlim
29 de março de 2016
0

Se você for designer, artista, grafiteiro, tatuador ou simplesmente gostar de arte e cultura alternativa, vai concordar que a Haus Schwarzenberg é o lugar mais legal de Berlim. 😀

Se eu morasse em Berlim, faria questão de passar pelo menos uma vez por semana pela Haus para ver o que tá rolando. Ou a cada vez que eu precisasse de inspiração para o meu próprio trabalho.

 

E o que faz esse lugar ser tão incrível?

A sensação de levar um soco de expressão toda vez que você entra lá. Simples assim.

Para começar, quem passa em frente, nem imagina o que tem lá dentro. E, ok, mesmo depois que você passa pelo portal de entrada, pode não achar nada demais naquele beco estreito com paredes pichadas, grafitadas e com coisas coladas, mas é aí que a arte começa a te envolver.

Entrada Haus Schwarzenberg

Já nessa entrada, eu costumo perder bastante tempo observando os diferentes estilos dos artistas que exibem seus trabalhos naquelas paredes – e tentando tirar fotos boas com elas ao fundo também. E o legal, é que eles vão trocando de tempos em tempos, então, tem sempre coisa nova para ver.

Para mim, o lugar existe para abrir os meus olhos para muita coisa que pode ser feita em termos artísticos.

A criatividade está ali, pronta para ser abraçada pela gente.

A Haus Schwarzenberg é um prédio que funciona como galeria de arte, com exposições gratuitas e fechadas. Além de ter ateliês e lojinhas em cada andar do prédio que vendem roupas, gravuras, pinturas, etc feitas por artistas independentes e livros. A minha loja preferida é uma que mistura livros de arte, moda e design e artigos de decoração (posters), papelaria e souvenirs. Vá preparado para querer levar tudo!

Arte na parede - Haus Schwarzenberg

Anne Frank - Haus Schwarzenberg

Döner Kebab - Haus Schwarzenberg
Sim, isso é um stencil de Döner Kebab! Haha
Escadas Haus Schwarzenberg
Todo mundo para nas escadas para tirar fotos porque o cenário parece perfeito para a gravação de um clipe alternativo. Hehe.

Esse lugar faz parte do roteiro do Walking Tour Alternativo que fiz em 2012, mas você pode ir tranquilamente por conta própria. Há ainda um mini cinema e um café, onde você pode beber uma coisinha e dar uma relaxada.

 

Como chegar

A casa fica no centro de Berlim (Mitte), no número 39 da Rosenthaler Str., quase na esquina com a Oranienburger Str. e o Hackescher Markt, dois pontos de referência bem importantes e famosos. O Centro Anne Frank fica bem ao lado do prédio.

Dá pra ir andando da Ilha dos Museus, da Alexanderplatz ou então, se quiser economizar sapato, descer na estação de S-Bahn do Hackescher Markt.

A entrada é gratuita em alguns espaços e paga em outros. O horário de funcionamento não está muito claro no site e eu já cheguei a ir lá e encontrar alguns espaços fechados, portanto, contar com um pouco de sorte é válido. :/

E você? Já tinha ouvido falar desse lugar? Já foi? Me conta!

Designer de Moda/Gráfico Freelancer que mora em Portugal, ama animais, viajar, divagar e escrever sobre isso.
Minhas inspirações visuais e musicais estão sempre pelas minhas redes sociais, logo aqui embaixo, ó.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.